segunda-feira, 16 de março de 2009

Regras da Liga




Geral:

Liga de Fantasy Basketball em formato "keeper", em que os times não acabam ao final de uma temporada, ao invés disso o elenco permanece o mesmo por anos a fio, podendo ser alterado apenas por dispensas, trocas, draft e com contratações de Free Agents.

Serão 24 times, divididos em 2 conferências de 12 times e em 4 divisões de 6 times cada.

Ao fim da temporada regular, os 16 times mais bem classificados, sendo 8 de cada conferência, irão para os playoffs.

Elenco:

O elenco deve ter no máximo 15 e no mínimo 12 jogadores. Além disso, deve respeitar o teto salarial da liga que será definido sempre alguns meses antes do início da temporada.

Os elencos devem ter pelo menos dois jogadores de cada posição (PG, SG, SF, PF e C)

PG - Armador Principal
SG - Segundo Armador
SF - Ala Pequeno
PF - Ala de Força
C - Pivô

As posições utilizadas serão definidas de acordo com o site www.realgm.com.

As regras de elenco não precisam ser respeitadas entre uma temporada e outra, ou seja, durante a chamada "offseason" os times podem ultrapassar limites de salário e quantidade de jogadores , tendo apenas que voltar ao normal (via dispensas e trocas) até uma data limite estabelecida pouco antes da nova temporada começar.


Salários:

O teto salarial será divulgado algum tempo antes da temporada iniciar. O momento não é definido porque precisamos esperar que a NBA divulgue o seu teto salarial e o seu aumento em relação ao ano anterior para podermos fazer uma adaptação para a liga.

O teto salarial será sempre 15% a mais do que o da NBA de verdade, o que quer dizer que na temporada 2007-08 teria sido de $61,572,392.

Os salários dos jogadores serão os que forem divulgados pelo site www.hoopshype.com. Quando os salários não forem divulgados pelo HoopsHype recorreremos ao site HoopsWorld.

Se um jogador for dispensado pelo seu time da Liga de Fantasy, seu salário não contará mais na folha de pagamentos do time, ao contrário da NBA em que existem multas para casos de dispensa.

Se um time não respeitar o limite de salário, ele receberá um aviso da Liga. Se não respeitar a regra mesmo depois do aviso, a própria Liga irá escolher que jogador do time será dispensado para que o time fique dentro das regras.

Contusões:

Se um jogador se machucar e for listado como "out for season" no site da NBA, ou seja, fora até o fim da temporada, apenas 20% de seu salário irá contar na folha de salário da equipe e o time ganhará mais um espaço no elenco para assinar um novo jogador.

Se o jogador apenas estiver machucado, ficar fora por uma semana ou um mês, por exemplo, o time continua pagando seu salário normalmente mas ganha um espaço no elenco para assinar um substituto. Para isso, porém, o time precisa mandar um e-mail para a administração da Liga pedindo para que seu jogador seja colocado na lista de contundidos. A liga irá verificar se o jogador está realmente machucado e então, depois, irá liberar o time para assinar um outro jogador.

O jogador assinado para compôr o elenco receberá seu salário real caso ele seja assinado com urgência, se o dono do time preferir esperar ele poderá ser adicionado à equipe via leilão.

Quando o jogador voltar à ativa, será ativado e o time terá que fazer os ajustes necessários para entrar dentro dos limites de elenco e salário.


Trocas:

As trocas estão abertas em toda offseason. Assim que a temporada acabar, ficam liberadas as trocas e elas poderão ser feitas até um dia próximo do fim da temporada regular, a data-limite de trocas, que será sempre logo depois da semana 13 da temporada.

As trocas podem envolver escolhas de draft e quantos jogadores cada time quiser. Também podem envolver mais de dois times. Mas as escolhas devem respeitar as regras de Elenco e Salário se forem realizadas dentro do período da temporada.

Para que o draft não vire monopólio de alguns times, uma equipe não pode passar três anos sem fazer uma escolha de primeira rodada. Então ela pode trocar suas escolhas mas não pode passar 3 anos sem fazer uma escolha de primeira rodada, seja essa escolha sua ou uma herdada de outro time em uma troca.

Draft:

Será realizado antes da temporada inicial da liga um draft de 12 rodadas, de ordem sorteada e depois espelhada, que definirá os 12 primeiros jogadores de cada time. Não há restrição de trocas, salários ou posição de jogadores para esse draft. Poderá ser draftado qualquer jogador disponível no site www.realgm.com/players, que contém todos os que jogam na NBA, os que jogaram nos últimos anos ou que já participaram de um draft da NBA. Um jogador já participou de um draft da NBA mas não está listado no site poderá ser adicionado ao draft com autorização da direção da liga.

Draft de novatos:

Haverá depois, sempre em agosto, um draft de novatos, a ser realizado anualmente. O draft da temporada inicial terá a ordem definida logo após o draft inicial de 12 rodadas. Será feita uma média de eficiência de todos os times, baseados nos números da última temporada, e o time com a pior eficiência terá a primeira escolha. O melhor terá a 24ª.

Para o draft de novatos, podem ser escolhidos todos os jogadores inscritos no draft do mesmo ano na NBA real.

A média de eficiência não levará em conta coisas como porcentagem de arremessos ou de lances livres, apenas contará as categorias da liga.

A ordem do draft dos outros anos será feito junto ao sorteio real da NBA. O time com pior recorde da liga de Fantasy será representado pelo pior time real da NBA, o segundo pior da liga de Fantasy pelo segundo pior da NBA, e assim sucessivamente com todos os times da liga de fantasy que não foram para os playoffs.
Então, no dia do sorteio da ordem do draft real da NBA, saberemos também a ordem do draft da Liga Bola Presa de Fantasy.

Usando como exemplo o Draft 2008: o time que teve a pior temporada do Fantasy seria representado pelo Miami, o segundo pior pelo Timberwolves e assim até o oitavo pior time, já que apenas oito times não vão para os playoffs na Liga Bola Presa. Com isso, ninguém seria representado pelo Chicago Bulls, que foi o nono pior time da NBA, logo, pularíamos essa escolha e a primeira escolha da liga seria para quem foi representado pelo Miami, a segunda escolha por quem foi representado pelo Wolves, a terceira por quem foi representado pelo Seattle e assim por diante.


Free Agents:
Ao fim da primeira temporada da Liga Bola Presa de Fantasy, alguns jogadores terão seus contratos reais encerrados, virando Free Agents. Se ele for um Free Agent do tipo irrestrito, será um Free Agent restrito na liga, o que quer dizer que ele irá para leilão mas que o seu antigo time tem a palavra final na hora do leilão, dizendo se quer igualar a oferta ou não.

Caso ele seja Free Agent restrito na NBA acontece o seguinte:
Os FA restritos viram FA na nossa liga apenas se trocarem de time na NBA.Essa opção deixa muita coisa nas mãos da NBA real e podemos sofrer com casos de negociações que demoram meses e acabam só em cima da hora.

Para resolver esse problema de negociações longas, criamos de uma data-limite. A regra seria então assim:

A. Todo FA irrestrito na NBA é FA restrito na liga.
B. Todo FA restrito na NBA fica no seu time da liga se confirmar que fica no seu time da NBA até o dia 10 de julho.
C. Toda FA restrito que mudar de time na NBA vira FA restrito na liga.

Essa regra dá um risco extra de se pegar um jogador FA restrito em uma troca, exige um certo conhecimento da NBA real para saber se ele tende em ficar no seu time ou não.

A data-limite faz a gente não ficar a mercê de negociações demoradas da liga (Childress, Ben Gordon).


Durante a offseason, todos os times receberão um e-mail para cada jogador que tornou-se Free Agent, com seu nome no título do e-mail. Se um time estiver interessado em um jogador, basta responder o e-mail adequado para todos os outros participantes contendo sua oferta, que deve iniciar com o salário mínimo para um jogador ($750.000). Se alguém estiver disposto a cobrir a oferta, basta responder o e-mail com uma nova oferta, maior. Se, durante uma cinco dias, ninguém fizer novas ofertas para o jogador, ele aceitará a proposta mais alta que estiver no e-mail e o time automaticamente contratará o jogador.

As ofertas devem ser constituídas do valor total e do número de anos totais do contrato (variando de 1 a 6 anos). Portanto, uma oferta de 60 milhões por 6 anos seria compreendida como uma oferta de 10 milhões por ano. O primeiro critério para definir o vencedor do leilão será o valor por ano. Assim, um contrato de 10 milhões por 1 ano vencerá um contrato de 18 milhões por 2 anos (são 9 milhões por ano). Em caso de empate no valor por ano, ganhará o time que ofereceu o contrato mais longo.

No entanto, os times só podem oferecer propostas quando possuem o espaço correspondente no teto salarial. Portanto, para oferecer 20 milhões por ano para LeBron James, um time deverá ter 20 milhões sobrando em sua folha de pagamento. Isso evita times oferecendo contratos que não poderão pagar e exige planejamento das equipes que, para tentar conseguir os melhores Free Agents, terão que maneirar nos gastos e cortar jogadores. Existirá uma data-limite para dispensas antes de começar a temporada de Free Agents.

Para o time que draftou o jogador não ficar sempre na mão, existirão facilidades para o time reassinar seu jogador. Será então mais fácil ele permanecer em sua equipe do que sair, mas isso não será impossível. O time que possuía o jogador antes dele se tornar Free Agent é o único que pode assiná-lo sem se preocupar com o limite salarial que possui. Antes de começar a temporada, o time ainda terá que estar dentro dos limites, mas até lá poderá reassinar seus jogadores pelo valor que desejar. Se depois optar por dispensá-los, por não ser capaz de manter-se no teto salarial, o leilão recomeçará.

É importante lembrar que um time nunca pode fazer ofertas no leilão de um jogador que acabou de dispensar. Ou seja, se você mandou embora Eddy Curry e seus 10 milhões de salário, não poderá participar em seu leilão que começará com o salário mínimo de $750.000. Para fazer uma oferta para um jogador que você mesmo dispensou você precisará esperar ao menos 5 semanas de temporada regular.


Free Agents durante a temporada:

Todo time pode mandar propostas pelo seu Free Agent favorito a cada semana. As propostas podem ser feitas desde a quarta-feira até o domingo. No final do domingo a maior proposta leva o jogador. Lembrando que todas as dispensas necessárias para entrar no leilão devem ser feitas na segunda ou na terça-feira.

O contrato terá o valor mínimo ($750.000), a não ser que dois times tenham demonstrado, na mesma semana, interesse pelo mesmo jogador. Nesse caso, o comissioner retornará o e-mail avisando que o jogador está ouvindo outras propostas, e os times poderão aumentar o valor de suas ofertas. É pedido que os jogadores tentem acabar o leilão até o domingo para que o jogador já possa ingressar no time no elenco da semana seguinte.

O time que dispensou um jogador só pode voltar a tentar o mesmo jogador como Free Agent após 5 semanas de jogos. Ao contrário dos contratos da offseason, os contratos de Free Agent no meio da temporada só poderão ter no máximo dois anos de duração.


Escalação e pontuação:

Antes de cada semana de jogos o dono da equipe manda, via e-mail, a sua escalação para os seus jogos da semana. Em cada semana serão 2 ou 3 jogos. O time pode mandar uma escalação apenas e usar ela para todas as partidas ou mudar de um jogo para outro, se quiser fazer algum ajuste devido ao time que irá enfrentar.

Se o time não enviar o e-mail indicando a sua escalação, será utilizada a última escalação da semana anterior. Se a equipe tem uma escalação padrão e não quer mudar, não precisa mandar e-mail toda semana, é só mandar uma vez e pronto, não havendo e-mail fica entendido que é a mesma da semana anterior.

As escalações devem ter:

PG
SG
SF
PF
C
Sexto Homem (O sexto homem pode ser de qualquer posição)

Caso um jogador se machuque e seus números sejam comprometidos, o time teve azar e não pode fazer nada a respeito. Mas pode fazer algo para o próximo jogo, então se um jogador se machuca no primeiro jogo da semana mas tem mais dois, será usado um reserva. Por isso cada time terá que ter pelo menos um reserva em cada posição, PG, SG, SF, PF e C. Lembrando que um mesmo jogador pode ser o reserva de duas posições. Se um jogador for listado como PF/C, ele pode ser colocado como reserva de PF e de C . No caso de não haver mais nenhum reserva naquela posição, o time jogará com um jogador a menos.


A pontuação será por categorias. As categorias da liga são:

Pontos
Rebotes
Assistências
Roubos
Tocos
Bolas de 3
Turnovers

Com exceção dos Turnovers, sempre ganha quem fizer mais. A vitória irá para a equipe que vencer mais categorias. Em caso de vitória em 3 categorias para uma equipe, em 3 para outra e um empate na categoria restante, será declarado um empate. Por isso a tabela de classificação terá 3 números, o de vitórias, empates e derrotas: V-E-D.

Em caso de empate na classificação de vitórias, os critérios de desempate são:

- Número de empates
- Confronto direto
- Maior número de vitórias contra os times da mesma divisão
- Maior média na soma de todas as categorias (pontos, rebotes, assistências, roubos, tocos, bolas de 3, e subtraindo os turnovers do total)
- Maior média de Pontos
- Maior média de Rebotes
- Maior média de assistências
- Maior média de Roubos
- Maior média de Tocos
- Maior número de bolas de 3
- Menor média de Turnovers
- Sorteio

Os números reais que servirão para contar na liga serão os primeiros de cada semana. Então, para o primeiro jogo da Liga de Fantasy, servirão os primeiros jogos que cada jogador fizer naquela semana, começando cada semana na Segunda-Feira. Se um jogador disputar 4 partidas em uma semana e a liga tiver apenas 3 jogos marcados, o quarto jogo real será ignorado pela liga.

Os números levados em consideração serão os divulgados pelo site www.nba.com

Playoffs:
Os playoffs serão disputados durante o período da temporada regular da NBA real. Isso para que todos os jogadores ainda estejam na ativa. Serão classificados 8 times de cada conferência e então seguem os encontros.

Primeira rodada - Melhor de 5 jogos
A: Primeiro x Oitavo
B: Quarto x Quinto
C: Segundo x Sétimo
D: Terceiro x Sexto

Segunda Rodada - Melhor de 5 jogos
1: Vencedor de A x Vencedor de B
2: Vencedor de C x Vencedor de D

Final de Conferência - Melhor de 5
Vencedor de 1 x Vencedor de 2

Na outra conferência irá se realizar a mesma coisa até chegar a um vencedor. Os dois vencedores de conferência se enfrentam em uma final que também será em melhor de 5 jogos.

Em caso de empate nos playoffs, leva a vitória o time que teve a melhor marca durante a temporada regular.

As séries de playoff não são divididas por semana, então os 5 jogos da série são os 5 primeiros jogos de cada jogador partindo do dia do início dos playoffs, que será divulgado junto com o calendário. Uma rodada só começa quando a rodada anterior for completamente encerrada.

Bônus:
Qualquer regra pode ser mudada a qualquer momento depois de uma discussão sobre o assunto entre os participantes da Liga.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber do Denis e Danilo se sou obrigado a pagar a taxa de 10 reais caso eu queira ter o direito a premios depois da minha vitoria no fantasy 2? Lembrando que sou de Maputo


    Nairo Carlos - COOP

    ResponderExcluir